Subsistema do Windows para Android™️ (2023)

  • Artigo
  • 10 minutos para o fim da leitura

O Subsistema do Windows para Android™️ permite que seu dispositivo Windows 11 execute aplicativos Android que estão disponíveis na Amazon Appstore. O Android é uma marca registrada do Google LLC. Se você é um desenvolvedor interessado no direcionamento para dispositivos da área de trabalho do Windows e otimização para o sistema operacional Windows, este guia é para você.

Para disponibilizar seu aplicativo Android em dispositivos Windows 11, você precisa:

Para obter mais informações ou suporte:

Este guia pode ajudar você a testar e depurar seu aplicativo Android no Windows:

  • Configurar seu ambiente de desenvolvimento, incluindo os pré-requisitos, instalar a Amazon Appstore e usar o Aplicativo de configurações.
  • Lidar com considerações de compatibilidade de entrada para dispositivos Windows, como: entrada do teclado, entrada do mouse e gerenciamento e redimensionamento de janelas.
  • Testar e depurar seu aplicativo em um dispositivo Windows 11.
  • Solucionar problemas e encontrar respostas.

GitHub do desenvolvedor

Deseja saber mais sobre o roteiro do Subsistema Windows para Android, discutir problemas de desenvolvedores e comunicar erros ou enviar solicitações de recursos com a equipe do subsistema? Acesse o GitHub de desenvolvedores do Subsistema Windows para Android.

Programa de visualização

O programa de versão prévia Subsistema Windows para Android ™️ permite que os usuários recebam compilações de pré-visualização antecipada do Subsistema Windows para Android ™ e do Amazon Appstore no Windows. Para obter mais detalhes, visite a página Programa de versão prévia.

Configurar seu ambiente de desenvolvimento

Para testar seu aplicativo Android no ambiente de área de trabalho do Windows, será necessário fazer algumas configurações.

Pré-requisitos

O Subsistema Windows para Android está disponível no Windows 11. Seu dispositivo precisa atender a requisitos específicos: Requisitos do dispositivo.

Instalar a Amazon Appstore

A Microsoft Store instala automaticamente o Subsistema Windows para Android silenciosamente em segundo plano quando uma das seguintes ações do usuário é realizada:

  1. Instalar a Amazon Appstore através da Microsoft Store. Ao selecionar Obter, a instalação do aplicativo será iniciada.
  2. Instalar um aplicativo Android por meio da Microsoft Store pela primeira vez, o que também instalará a Amazon Appstore.

O aplicativo Amazon Appstore e o aplicativo Configurações do Subsistema Windows para Android serão exibidos no menu Iniciar do Windows 11 e estarão disponíveis na pesquisa, oferecendo um catálogo de aplicativos Android.

(Video) A mais Nova Versão do Android (Android 12) no Subsistema Windows Para Android

Subsistema do Windows para Android™️ (1)

Aplicativo Configurações do Subsistema Windows para Android™️

Para acessar o aplicativo Configurações do Subsistema Windows para Android, acesse: Iniciar > Todos os Aplicativos > Configurações do Subsistema Windows para Android™️. Saiba mais sobre os recursos do aplicativo de configurações específicas: Gerenciar configurações de aplicativos móveis no Windows.

Subsistema do Windows para Android™️ (2)

Considerações sobre compatibilidade de entrada para dispositivos Windows

Há alguns comportamentos de entrada exclusivos a serem considerados, projetados para dispositivos portáteis, que provavelmente exigirão atualizações no código do seu aplicativo Android, para serem compatíveis durante a execução em um dispositivo de área de trabalho do Windows por meio da Amazon Appstore.

Entrada por teclado

Para campos de entrada de texto manipulados por um método de entrada de teclado virtual na tela (ou IME), como EditText, os aplicativos devem se comportar conforme o esperado. (Classe EditText nos documentos do Android).

Para pressionamentos de teclas que não puderem ser previstos pela estrutura, os aplicativos precisarão lidar com o comportamento por conta própria. Se isso já estiver implementado no aplicativo, nenhum trabalho extra será necessário.

Por exemplo, alguns jogos já podem ser compatíveis com a movimentação facilitada por teclado, por meio das teclas wasd, juntamente com a entrada por toque.

Veja a seguir entradas de teclado para as quais os desenvolvedores devem considerar atualizações de código ao compilar para dispositivos Windows 11:

  • Tecla Enter
  • Navegação com a tecla de direção e com a tecla TAB
  • Cor de realce de alteração do item selecionado
  • Atalhos baseados em Ctrl

Saiba mais sobre como otimizar para esses cenários de entrada de teclado em dispositivos de área de trabalho seguindo a documentação do Android:

(Video) Quer Instalar e Testar a Última Versão do Windows Subsistema para Android 2208.40000.4 ? Assista

Entrada por mouse

Os desenvolvedores devem considerar a atualização do código para as seguintes entradas de mouse ao compilar para dispositivos Windows:

  • Clicar com o botão direito do mouse
  • Dicas de ferramenta/Texto ao passar o mouse
  • Efeitos da passagem do mouse
  • Ação da roda de rolagem do mouse
  • Arrastar e soltar

A entrada do mouse, semelhante à entrada do teclado, deve seguir as diretrizes oficiais de aplicativos Android. Isso significa usar a classe InputDevice emparelhada com a constante SOURCE_MOUSE. Saiba mais sobre como otimizar para esses cenários de entrada de mouse em dispositivos de área de trabalho seguindo a documentação do Android:

Gerenciamento e dimensionamento de janelas

Ao contrário dos fatores forma móveis tradicionais, os aplicativos Android em execução no Windows 11 podem ser redimensionados livremente, devem ser responsivos durante o redimensionamento e podem ser encaixados usando ações/gestos do Windows.

Requisito mínimo de tela

O Windows 11 impõe um requisito mínimo de tela com resolução de 720p (1280x720) e uma tela maior que 9 polegadas.

Letterbox e pillarbox

Quando a taxa de proporção do tamanho de uma janela não se alinha entre os tamanhos da tela do dispositivo em que a janela está sendo exibida, o resultado pode ser o formato Letterbox (a janela fica mais larga do que alta ou horizontalmente mais longa) ou Pillarbox (a janela fica mais estreita ou verticalmente mais longa). O resultado são as barras que são colocadas nos lados da janela para centralizá-la. Essas barras podem ter temas claros ou escuros, dependendo das configurações do sistema selecionadas. Isso só ocorrerá se for necessário quando o aplicativo Android for encaixado ou maximizado, permitindo que os aplicativos Android aproveitem os recursos avançados de encaixe do Windows e integrem-se ao modelo de janelas.

Subsistema do Windows para Android™️ (3)

Considerações adicionais de redimensionamento

Considere também o seguinte ao atualizar um aplicativo Android para ser executado em um dispositivo Windows 11, em relação ao gerenciamento e redimensionamento de janelas:

  • Tamanho inicial de inicialização
  • Dimensões da janela
    • Limites do conteúdo
    • Redimensionamento com forma livre
  • Orientação da tela

Saiba mais sobre como otimizar para cenários de redimensionamento de janelas em dispositivos da área de trabalho seguindo o Guia de Gerenciamento de Janelas nos documentos do Android.

Testar e depurar

Para testar e depurar seu aplicativo em um dispositivo Windows 11 usando o Subsistema Windows para Android, as etapas de configuração a seguir são necessárias.

Habilitar o modo de desenvolvedor nas Configurações do Windows

Primeiro, você deve habilitar o modo de desenvolvedor nas Configurações do Windows. Há três maneiras de habilitar o modo de desenvolvedor:

  • Abra o aplicativo de Configurações do Subsistema Windows para Android. Depois de abrir, habilite o Modo de Desenvolvedor.
  • Pesquise por "Configurações de Desenvolvedor" na pesquisa do Windows.
  • Navegue até Configurações > Privacidade e Segurança > Para desenvolvedores > Modo de desenvolvedor.

Conectar-se ao Subsistema Windows para Android para depuração

Para conectar-se à VM do Subsistema Windows para Android para depuração:

  1. Inicie um aplicativo Android que foi instalado usando o Amazon Appstore.

    (Video) Android 13 no Windows Subsistema Para Android

  2. Você pode se conectar usando o adb connect com o seguinte comando (você deve ter o adb instalado):

    adb connect 127.0.0.1:58526

Conectar-se a um dispositivo de teste

Para se conectar a um dispositivo de teste (com o Subsistema Windows para Android instalado) na mesma rede do Windows/Mac:

  1. No dispositivo de teste (em que Subsistema Windows para Android está instalado), abra uma janela do PowerShell e identifique o endereço IP do dispositivo de teste executando o comando:

    ipconfig
  2. Usando o terminal do dispositivo de depuração em que o Android Studio e o SDK do Android estão instalados (Mac/Windows), digite o comando:

    adb connect <TEST DEVICE IP ADDRESS>:58526

O <TEST DEVICE IP ADDRESS> pode ser encontrado na saída do "ipconfig" do dispositivo de teste. Você também pode implantar e depurar aplicativos no Android Studio.

Para usar o ADB (Android Debug Bridge) para conectar sua estação de trabalho de desenvolvimento diretamente ao dispositivo Android para que você possa instalar pacotes e avaliar alterações, confira Android Debug Bridge nos documentos do Android Open Source Project.

Depurar seu aplicativo

Embora os aplicativos devam ser instalados usando a Amazon Appstore, a depuração de um aplicativo Android em um dispositivo Windows é possível usando um APK (pacote de aplicativo do Android) e o adb (Android Debug Bridge).

Para depurar um APK usando o adb:

  1. Siga as etapas acima para se conectar à VM do Subsistema Windows para Android.

  2. Instale o APK usando o comando de instalação adb: adb install app-debug.apk

    Saída esperada:

    Performing Streamed InstallSuccess
  3. Uma notificação bem-sucedida de "aplicativo instalado" será exibida no menu de notificação do Windows e o aplicativo será inicializado depois de selecionado.

    (Video) Instalar Windows Subsystem for Android | Subsistema de Android para Windows 11

Criação de APKs Universais

O Subsistema Windows para Android utiliza a Intel Bridge Technology para emular aplicativos ARM em processadores baseados em x86. Os aplicativos ARM serão executados em processadores baseados nativamente em ARM. A camada de emulação induzirá uma sobrecarga de desempenho. Para obter um desempenho ideal, envie seu aplicativo para as arquiteturas x86-64 e ARM64.

Considerações de ciclo de vida da VM

O Subsistema Windows para Android utiliza uma VM (máquina virtual) que fornece compatibilidade com a Estrutura AOSP e dispositivos como teclados, mouses, toque, caneta etc.

Há três estados possíveis para a VM que executa aplicativos com o Subsistema Windows para Android:

  1. Executando
  2. Hibernação leve: ativada se não houver nenhuma atividade de aplicativo por 3 minutos. Desativada pela atividade do usuário ou por uma notificação de aplicativo.
  3. Não Executando: ativado se não houver nenhuma atividade de aplicativo por 7 minutos.

As transições entre esses estados são disparadas pela atividade do usuário, como a inicialização ou interação com o aplicativo Android ou uma notificação de aplicativo. Os aplicativos Android são pausados e interrompidos quando a janela é minimizada.

Subsistema do Windows para Android™️ (4)

Propriedades de VM

As propriedades da VM do Subsistema Windows para Android estão listadas abaixo. Não é recomendável incluir esses valores no código, pois isso poderá causar incompatibilidades no futuro.

PropriedadeValor
Build.MANUFACTURERMicrosoft Corporation
Build.MODELSubsistema para Android(TM)
Build.VERSION.SDK_INT32
Build.BOARDwindows

Segurança

O Subsistema Windows para Android executa a criptografia por arquivo baseada em software.

Os drivers de modo kernel do Windows e os aplicativos Windows em execução em IL (nível de integridade) médio podem inspecionar contêineres arbitrários do Android e a memória do aplicativo Android. Não há planos para adicionar a detecção de trapaça/macro/bot/comportamentos suspeitos em curto prazo.

Os desenvolvedores que consultarem getSecurityLevel obterão SECURITY_LEVEL_SW_SECURE_CRYPTO. Saiba mais sobre getSecurityLevel no Guia de referência da API do Android.

Desinstalar o Subsistema Windows para Android

Você pode desinstalar o Subsistema Windows para Android, mas observe que todos os aplicativos associados também serão desinstalados.

  • A desinstalação da Amazon Appstore desinstala o Subsistema Windows para Android e todos os outros aplicativos Android.
  • A desinstalação de um aplicativo da Amazon Appstore apenas desinstalará o aplicativo (mesmo comportamento que os aplicativos Windows).
  • A desinstalação do Subsistema Windows para Android desinstala a Amazon Appstore e todos os aplicativos Android.

Solução de problemas

Se você encontrar problemas específicos com a Amazon Appstore no Windows, experimente as seguintes etapas de solução de problemas:

  1. Selecione a Pesquisa do Windows na barra de tarefas do Windows.
  2. Pesquise por "Amazon Appstore" e clique com o botão direito do mouse no ícone da Amazon Appstore.
  3. Selecione "Configurações do Aplicativo" nas opções da lista suspensa.
  4. Selecione "Armazenamento e Cache" e clique em "Limpar Armazenamento" e "Limpar Cache".
  5. Volte e selecione "Forçar Parada".
  6. Feche a janela Configurações da Amazon Appstore.
  7. Reinicie a Amazon Appstore.

Para obter mais etapas de solução de problemas relacionadas ao aplicativo Configurações do Subsistema Windows para Android ou para deixar comentários usando o Hub de Comentários, confira Solucionar problemas e perguntas frequentes dos aplicativos móveis no Windows.

(Video) Como descargar e instalar Windows Subsystem para Android en Windows 11 desde ya! (WSA)

Para qualquer outra dúvida do desenvolvedor e suporte, use a .

Recursos adicionais

  • Aplicativos do Amazon Appstore
  • Acessibilidade no Subsistema Windows para Android

FAQs

Não é possível iniciar o subsistema do Windows para Android? ›

Reiniciar o Subsistema

Selecione Iniciar, pesquise Subsistema Windows para Android ™ Configurações e abra-a. Neste aplicativo, selecione Subsistema de Desligamento. O Subsistema e todos os aplicativos móveis abertos serão fechados. Abra qualquer aplicativo móvel para reiniciar o Subsistema automaticamente.

Como ativar o Windows Subsystem for Android? ›

Para acessar o aplicativo Configurações do Subsistema Windows para Android, acesse: Iniciar > Todos os Aplicativos > Configurações do Subsistema Windows para Android™️.

Como instalar Windows Subsystem for Android ™ with Amazon Appstore? ›

Para instalar o Amazon Appstore, você precisará instalá-lo na Microsoft Store. Após concluir a instalação, o Amazon Appstore e o aplicativo configurações de Subsistema Windows para Android ™ serão exibidos no menu Iniciar e na lista de aplicativos.

Como instalar Amazon Appstore no Windows 11? ›

Conteúdo do artigo
  1. Habilite a virtualização do BIOS. ( ...
  2. Habilite a virtualização do Windows. ...
  3. O computador será reinicializado neste ponto.
  4. Faça log-in novamente no Windows.
  5. Clique em Install.
  6. O Amazon Appstore agora estará disponível em All Apps (Todos os aplicativos) no menu Iniciar do Windows 11.
Oct 17, 2022

Como mudar o sistema operacional para Android? ›

Como atualizar o Android
  1. Clique em "Sobre o dispositivo".
  2. Selecione "baixar atualizações manualmente";
  3. Espere o processo de checagem acabar e baixe as atualizações do seu sistema operacional.
  4. Clique em "Geral".
  5. Selecione a opção "Atualizações de Software".
  6. Por fim, clique em "Transferir e Instalar".
Jan 16, 2018

Como mudar o sistema operacional de um Android? ›

Como atualizar a versão do seu Android
  1. Vá em “Configurações” Abra o menu de opções do seu celular, procure por “Configurações” (ícone de engrenagem);
  2. Selecione “Atualização de software” Role a tela para baixo e, em seguida, clique em “Atualização de software”;
  3. Atualize seu dispositivo.

Como usar programas do Windows no Android? ›

Os usuários do Android agora têm seus horizontes ainda mais expandidos. Agora é possível rodar programas desenvolvidos para o Windows dentro do sistema do Google graças a um velho conhecido dos usuários de Linux e MacOS: o Wine.

Como acessar o Android pelo Windows? ›

A forma mais fácil de fazer esse acesso é conectando o Android ao PC usando um cabo USB, mas você também pode usar o Bluetooth para enviar e receber arquivos entre esses dois dispositivos. Para fazer alterações no Android remotamente, é possível usar um aplicativo gratuito no PC, o AirDroid.

Como emparelhar Android com Windows? ›

Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite seu telefone e selecione o aplicativo Vincular ao Celular nos resultados. Selecione Android. Você será solicitado a entrar na conta Microsoft (Será necessário estar conectado à mesma conta Microsoft no dispositivo Android e no PC para vincular os dispositivos).

Como baixar Windows Subsystem for Android? ›

Uptodown App Store agora aprecerá como um app nativo no Windows. Você também pode instalar APK Installer ou Chrome para poder baixar APKs de outras fontes. Ou seja, se estiver querendo usar Android nativamente no Windows e desfrutar de todo o catálogo da Uptodown, baixe agora mesmo Windows Subsystem for Android!

Como instalar ADB para Android? ›

Para isso, basta você baixar e instalar o Android Studio, uma plataforma utilizada por desenvolvedores para criar aplicativos para Android. Esse programa já possui a SDK do Android e o ADB do Android embutidos na instalação. Para isso, vá para a página de download do Android Studio e faça o download do instalador.

Como instalar um driver no Android? ›

Como instalar um driver para Android
  1. Conecte seu dispositivo Android ao computador via USB.
  2. Certifique-se de depuração USB modo está habilitado no dispositivo Android.
  3. Abre o Adb Driver Installer, clique no botão “Instalar” para continuar.
Sep 13, 2015

O que fazer quando a Microsoft Store não instala os aplicativos? ›

– Abra o menu Iniciar e selecione “Configurações > Atualização e segurança > Solução de problemas”; – Clique em "Soluções de problemas adicionais" e na lista, selecione “Aplicativos da Windows Store > Executar a solução de problemas”. Se o problema persistir, execute o verificador de arquivos do sistema.

Por que não consigo fazer download no Amazon Prime? ›

Verifique se você tem uma boa conexão com a internet. Confirme se há espaço de armazenamento disponível. Confirme se suas fotos e vídeos atendem aos requisitos de arquivo. Verifique se o upload via Wi-Fi e/ou dados de celular por meio do recurso de salvamento automático está ativado.

Como usar Amazon Store? ›

Baixe aplicativos da Amazon Appstore
  1. Abra a Amazon Appstore no dispositivo.
  2. Pesquise o aplicativo que deseja baixar e selecione-o.
  3. Para iniciar o download, selecione Obter ou o preço do aplicativo. ...
  4. Quando o download for concluído, selecione Abrir para abrir o aplicativo.

Qual é o sistema operacional utilizado pelo Android? ›

Android é um sistema operacional (SO) baseado no núcleo Linux, projetado principalmente para dispositivos eletrônicos móveis (como smartphones e tablets) com tela sensível ao toque ou interface de usuário baseada na manipulação direta; desenvolvido por um consórcio de desenvolvedores conhecido como Open Handset ...

Qual a última versão do Android 2022? ›

O Google liberou em agosto de 2022 o lançamento da versão mais recente do seu sistema operacional: o Android 13. Os aparelhos da linha Pixel foram os primeiros a receberem o update, mas modelos de outras marcas, como Samsung, Xiaomi e Motorola, devem ser contemplados até o final do ano.

Como funciona o sistema operacional do Android? ›

O Android é um sistema operacional utilizado em dispositivos móveis — smartphones e tablets — além de outros aparelhos, como smart TVs. Trata-se de um software cujo objetivo é gerenciar as atividades do nosso aparelho, oferecendo uma interface intuitiva e simples de utilizar.

Tem como mudar o sistema operacional de um tablet? ›

Como atualizar o Android do seu tablet
  1. Passo 1: abra as configurações do seu tablet e selecione a opção "Atualização de software". ...
  2. Passo 2: ao selecionar "Baixar atualizações manualmente", o software buscará por novas versões disponíveis.
Feb 16, 2021

Por que o sistema Android e hoje o sistema operacional mais usado ultrapassando o Windows? ›

Assim como o Windows foi por muitos anos o sistema operacional mais utilizado no mundo, hoje esse posto pertence ao SO da Google. A explicação é simples: há mais usuários acessando a internet e executando aplicações pelo celular do que via PC ou notebook.

Como ter dois sistemas operacionais no celular? ›

Usando a virtualização você consegue tranquilamente ter dois sistemas operacionais em um. Um exemplo conhecido é o VirtualBox para PC, onde você consegue rodar outro sistema dentro do sistema nativo da máquina. E isso também é possível no Android com o app VMOS. O VMOS é um app baseado em Virtual Machine (VM).

Como acessar um servidor Windows pelo Android? ›

O Android Samba Client é o aplicativo do Google que permite acessar arquivos do computador no celular Android. O programa usa o protocolo Samba (SMB) para conectar PC e smartphone, permitindo acessar fotos, vídeos e outros arquivos do desktop pelo dispositivo móvel.

Como abrir arquivos do Windows no Android? ›

Os usuários do Android agora têm seus horizontes ainda mais expandidos. Agora é possível rodar programas desenvolvidos para o Windows dentro do sistema do Google graças a um velho conhecido dos usuários de Linux e MacOS: o Wine.

Como acessar rede Windows pelo Android? ›

Siga os passos abaixo para fazer funcionar:
  1. Com o Chrome aberto, instale o Chrome Remote Desktop;
  2. Faça login com a conta do Google e autorize o app a se conectar ;
  3. Abaixo de “Meus computadores”, clique em Primeiros passos;
  4. Depois, clique em Ativar conexões remotas;

Videos

1. Windows 11 Enfim VAI RODAR Apps do Android! VEJA COMO FAZER!
(CanalJMS)
2. WINDOWS 11 22H2 ANDROID PRIME + GOOGLE PLAY STORE
(Norberto Mattos)
3. SAIUUU: Nova Versão do Subsystem Android no Windows 11 com Play Store (Instalador Completo Direto)
(JNilton Tutoriais)
4. Sensacional: Instale Windows Subsystem for Android Sem Linha de Comando , Novo método
(JNilton Tutoriais)
5. Subsistema Android Windows Dicas e Truques
(JNilton Tutoriais)
6. App de Android no Windows... Finalmente?
(Coisa de Nerd)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Saturnina Altenwerth DVM

Last Updated: 03/13/2023

Views: 5267

Rating: 4.3 / 5 (64 voted)

Reviews: 95% of readers found this page helpful

Author information

Name: Saturnina Altenwerth DVM

Birthday: 1992-08-21

Address: Apt. 237 662 Haag Mills, East Verenaport, MO 57071-5493

Phone: +331850833384

Job: District Real-Estate Architect

Hobby: Skateboarding, Taxidermy, Air sports, Painting, Knife making, Letterboxing, Inline skating

Introduction: My name is Saturnina Altenwerth DVM, I am a witty, perfect, combative, beautiful, determined, fancy, determined person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.