Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (2023)

  • Artigo
  • 10 minutos para o fim da leitura

APLICA-SE A:Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (1)Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (2) Power BI Desktop serviço do Power BI

Com a formatação condicional para tabelas no Power BI Desktop, você pode especificar cores de célula personalizadas, incluindo gradientes de cor, com base nos valores do campo. Você também pode representar valores de célula com barras de dados ou ícones de KPI ou como links da Web ativos. Você pode aplicar a formatação condicional a qualquer campo de texto ou de dados, desde que baseie a formatação em um campo que tenha valores numéricos, de nome de cor ou de código hexa ou de URL da Web.

Para aplicar a formatação condicional, selecione uma visualização de Tabela ou Matriz no Power BI Desktop ou no serviço do Power BI. No painel Visualizações, clique com o botão direito do mouse ou selecione a seta para baixo ao lado do campo na caixa flutuante Valores que você deseja formatar. Selecione Formatação condicional e, em seguida, selecione o tipo de formatação a ser aplicado.

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (3)

Observação

A formatação condicional substitui qualquer cor da tela de fundo ou fonte personalizada aplicada à célula formatada condicionalmente.

Para remover a formatação condicional de uma visualização, selecione Remover formatação condicional do menu suspenso do campo e, em seguida, selecione o tipo de formatação a ser removido.

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (4)

As seções a seguir descrevem cada uma das opções de formatação condicional. Você pode combinar mais de uma opção em uma só coluna de tabela.

Formatar tela de fundo ou a cor da fonte

Para formatar a cor da fonte ou da tela de fundo da célula, selecione Formatação condicional em um campo e, em seguida, selecione Cor da tela de fundo ou Cor da fonte no menu suspenso.

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (5)

A caixa de diálogo Cor da tela de fundo ou Cor da fonte será aberta, com o nome do campo que você está formatando no título. Depois de escolher as opções de formatação condicional, selecione OK.

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (6)

As opções Cor da tela de fundo e Cor da fonte são as mesmas, mas afetam a cor da tela de fundo e a cor da fonte da célula, respectivamente. Aplique a mesma formatação condicional ou outra à cor da fonte e à cor da tela de fundo de um campo. Se você definir a fonte e a tela de fundo de um campo com a mesma cor, a fonte será mesclada em segundo plano para que a coluna da tabela só mostre as cores.

(Video) Como Fazer Formatação Condicional no Power BI (Tabelas e Gráficos)

Cor por escala de cores

Para formatar a cor da tela de fundo ou da fonte da célula por escala de cores, no campo Formatar por da caixa de diálogo Cor da tela de fundo ou Cor da fonte, selecione Gradiente. Na opção Com base em campo, selecione o campo no qual basear a formatação. Você pode basear a formatação no campo atual ou em qualquer campo do modelo que tenha dados numéricos ou de cores.

Em Resumo, especifique o tipo de agregação que deseja usar para o campo selecionado. Em Formatação padrão, selecione uma formatação a ser aplicada aos valores em branco.

Em Mínimo e Máximo, escolha se deseja aplicar o esquema de cores com base nos valores de campo mais baixos e mais altos ou nos valores personalizados inseridos. Clique na lista suspensa e selecione as amostras de cores que deseja aplicar aos valores mínimo e máximo. Marque a caixa de seleção Adicionar cor intermediária para especificar também uma cor e um valor de Centro.

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (7)

Uma tabela de exemplo com a formatação da tela de fundo de escala de cores na coluna Acessibilidade é semelhante a esta:

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (8)

A tabela de exemplo com a formatação da fonte de escala de cores na coluna Acessibilidade é semelhante a esta:

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (9)

Colorir segundo regras

Para formatar a cor da tela de fundo ou da fonte da célula por regras, no campo Formatar por da caixa de diálogo Cor da tela de fundo ou Cor da fonte, selecione Regras. Novamente, Com base no campo mostra o campo no qual a formatação será baseada e Resumo mostra o tipo de agregação para o campo.

Em Regras, insira um ou mais intervalos de valores e defina uma cor para cada um. Cada intervalo de valor tem uma condição de valor If, uma condição de valor and e uma cor. As fontes ou as telas de fundo da célula em cada intervalo de valores são coloridas com a cor especificada. O seguinte exemplo apresenta três regras:

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (10)

Ao selecionar o Percentual nesta lista suspensa, você está definindo os limites da regra como um percentual do intervalo geral de valores, do mínimo para o máximo. Portanto, por exemplo, se o ponto de dados mais baixo fosse 100 e o mais alto fosse 400, as regras acima coloririam pontos inferiores a 200 de verde, aqueles de 200 a 300 de amarelo e aqueles acima de 300 de vermelho.

Uma tabela de exemplo com a formatação da cor da tela de fundo baseada em regras baseada em Percentual na coluna Acessibilidade é semelhante a esta:

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (11)

Colorir segundo regras por percentuais

Se o campo em que a formatação se baseia contiver percentuais, grave os números nas regras como decimais, que são os valores reais; por exemplo, "0,25" em vez de "25". Além disso, selecione Número em vez de Percentual para o formato de número. Por exemplo, "Se o valor for maior ou igual ao Número 0 e for menor que o Número 0,25" retornará valores inferiores a 25%.

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (12)

Nesta tabela de exemplo com a cor da tela de fundo baseada em regras na coluna % de receita da região, 0 a 25% é vermelho, 26% a 41% é amarelo e 42% ou mais é azul:

(Video) Como Aplicar Formatação Condicional em Tabelas do Power BI

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (13)

Observação

Se usar Percentual em vez de Número para campos que contenham percentuais, você poderá obter resultados inesperados. No exemplo acima, em um intervalo de valores percentuais de 21,73% a 44,36%, 50% desse intervalo é de 33%. Portanto, em vez disso, use Número.

Cor por valores de cor

Se você tiver um campo ou uma medida com os dados de valores hexa ou de nomes de cor, use a formatação condicional para aplicar automaticamente essas cores à cor da tela de fundo ou da fonte de uma coluna. Use também uma lógica personalizada para aplicar cores à fonte ou à tela de fundo.

O campo pode usar qualquer valor de cor listado na especificação de cores CSS em https://www.w3.org/TR/css-color-3/. Esses valores de cores podem incluir:

  • Códigos hexa de 3, 6 ou 8 dígitos, por exemplo, #3E4AFF. Verifique se você incluiu o símbolo # no início do código.
  • Valores RGB ou RGBA, como RGBA(234, 234, 234, 0,5).
  • Valores HSL ou HSLA, como HSLA (123, 75%, 75%, 0,5).
  • Nomes de cores, como Green, SkyBlue ou PeachPuff.

A seguinte tabela tem um nome de cor associado a cada estado:

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (14)

Para formatar a coluna Cor com base nos valores de campo, selecione Formatação condicional para o campo Cor e, em seguida, Cor da tela de fundo ou Cor da fonte.

Na caixa de diálogo Cor da tela de fundo ou Cor da fonte, selecione Valor do campo no campo suspenso Formatar por.

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (15)

Uma tabela de exemplo com a formatação da cor de Cor da tela de fundo baseada no valor do campo no campo Cor é semelhante a esta:

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (16)

Se você também usar Valor do campo para formatar a Cor da fonte da coluna, o resultado será uma cor sólida na coluna Cor:

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (17)

Cor baseada em um cálculo

Crie um cálculo que produza valores diferentes com base nas condições da lógica de negócios selecionadas. A criação de uma fórmula é geralmente mais rápida do que a criação de várias regras na caixa de diálogo de formatação condicional.

Por exemplo, a seguinte fórmula aplica valores de cores hexadecimais a uma nova coluna Classificação de acessibilidade, com base nos valores existentes da coluna Acessibilidade:

(Video) [Power Bi] Aplicando formatação condicional para destacar uma linha em uma tabela no Power BI

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (18)

Para aplicar as cores, selecione a formatação condicional de Cor da tela de fundo ou Cor da fonte para a coluna Acessibilidade e baseie a formatação no Valor do campo da coluna Classificação de acessibilidade.

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (19)

A tabela de exemplo com a cor da tela de fundo de Acessibilidade com base na Classificação de acessibilidade calculada é semelhante a esta:

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (20)

Você pode criar muitas outras variações apenas usando a imaginação e alguns cálculos.

Adicionar barras de dados

Para mostrar barras de dados com base em valores de células, selecione Formatação condicional para o campo Acessibilidade e, em seguida, selecione Barras de dados no menu suspenso.

Na caixa de diálogo Barras de dados, a opção Mostrar somente a barra está desmarcada por padrão e, portanto, as células da tabela mostram as barras e os valores reais. Para mostrar somente as barras de dados, marque a caixa de seleção Mostrar somente a barra.

Você pode especificar os valores Mínimo e Máximo, as cores da barra de dados e a direção e a cor do eixo.

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (21)

Com as barras de dados aplicadas à coluna Acessibilidade, a tabela de exemplo tem esta aparência:

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (22)

Adicionar ícones

Para mostrar ícones com base em valores de células, selecione Formatação condicional para o campo e, em seguida, selecione Ícones no menu suspenso.

Na caixa de diálogo Ícones, em Formatar por, selecione Regras ou Valor do campo.

Para formatar por regras, selecione um método Com base em campo, Resumo, Layout do ícone, Alinhamento do ícone, Estilo do ícone e uma ou mais Regras. Em Regras, insira uma ou mais regras com uma condição de valor If e uma condição de valor and e selecione um ícone a ser aplicado a cada regra.

Para formatar por valores de campo, selecione um método Com base em campo, Resumo, Layout do ícone e Alinhamento do ícone.

O seguinte exemplo adiciona ícones com base em três regras:

(Video) Power BI - Formatação Condicional Personalizado

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (23)

Selecione OK. Com os ícones aplicados à coluna Acessibilidade por regras, a tabela de exemplo terá esta aparência:

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (24)

Formatar como URLs da Web

Se você tiver uma coluna ou uma medida que contenha URLs de site, use a formatação condicional para aplicar essas URLs aos campos como links ativos. Por exemplo, a seguinte tabela tem uma coluna Site com URLs de site para cada estado:

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (25)

Para exibir cada nome de estado como um link ativo para o respectivo site, selecione Formatação condicional para o campo Estado e, em seguida, selecione URL da Web. Na caixa de diálogo URL da Web, em Com base em campo, selecione Site e, em seguida, selecione OK.

Com a formatação da URL da Web aplicada ao campo Estado, cada nome de estado é um link ativo para o respectivo site. A tabela de exemplo a seguir tem a formatação da URL da Web aplicada à coluna Estado e Barras de dados aplicada à coluna Classificação geral.

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (26)

Totais e subtotais

Você pode aplicar regras de formatação condicional a totais e subtotais, tanto para visuais de tabela quanto de matriz.

Aplique as regras de formatação condicional usando o menu suspenso Aplicar à na formatação condicional, conforme mostrado na imagem a seguir.

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (27)

Você precisa definir manualmente os limites e intervalos para regras de formatação condicional. Para matrizes, Valores fará referência ao nível mais baixo visível da hierarquia de matriz.

Código de cores com base em texto

Ao contrário do Excel, não é possível exibir valores de texto de código de cores como uma cor específica, como "Aceito"=blue, "Recusado"=red, "Nenhum"=grey. Em vez disso, você cria medidas relacionadas a esses valores e aplica a formatação com base nesses valores.

Por exemplo, StatusColor = SWITCH('Table'[Status], "Aceito", "blue", "Recusado", "red", "Nenhum", "grey")

Em seguida, na caixa de diálogo Cor da tela de fundo, você formata o campo Status com base nos valores do campo StatusColor.

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (28)

Na tabela resultante, a formatação é baseada no valor do campo StatusColor que, por sua vez, é baseado no texto do campo Status.

(Video) COMO COLOCAR FORMATAÇÃO CONDICIONAL NAS TABELAS NO POWER BI [BOAS PRÁTICAS EM DASHBOARDS]

Aplicar formatação de tabela condicional no Power BI - Power BI (29)

Considerações e limitações

Há algumas considerações para ter em mente ao trabalhar com formatação condicional de tabelas:

  • Qualquer tabela que não tenha um agrupamento é exibida como uma só linha que não dá suporte à formatação condicional.
  • Não será possível aplicar a formatação de gradiente com valores máximo/mínimo automáticos ou a formatação baseada em regra com as regras de percentual se os dados contiverem valores NaN. NaN significa "Não é um número", geralmente causado por um erro de divisão por zero. Você pode usar a função DIVIDE() DAX para evitar esses erros.
  • A formatação condicional precisa que uma agregação ou uma medida seja aplicada ao valor. É por isso que você vê 'Primeiro' ou 'Último' no exemplo de Cor por valor. Se você estiver criando seu relatório em um cubo multidimensional do Analysis Services, não poderá usar um atributo para formatação condicional, a menos que o proprietário do cubo tenha criado uma medida que forneça o valor.

Próximas etapas

Para obter mais informações sobre a formatação de cores, confira Dicas e truques para a formatação de cores no Power BI

FAQs

Como fazer formatação condicional em tabela no Power BI? ›

Para aplicar a formatação condicional, selecione uma visualização de Tabela ou Matriz no Power BI Desktop ou no serviço do Power BI. No painel Visualizações, clique com o botão direito do mouse ou selecione a seta para baixo ao lado do campo na caixa flutuante Valores que você deseja formatar.

Como aplicar formatação condicional aos dados de uma tabela? ›

Selecione uma ou mais células em um intervalo, uma tabela ou um relatório de Tabela Dinâmica. Na guia Página Inicial , no grupo Estilos , clique na seta ao lado de Formatação Condicional e clique em Gerenciar Regras. A caixa de diálogo Gerenciador de Regras de Formatação Condicional será exibida.

Qual a fórmula da formatação condicional? ›

Como Usar Fórmulas na Formatação Condicional

Para isso usamos a função =MOD(LIN();2)=0. Veja que colocamos ao lado das células e o resultado é VERDADEIRO ou FALSO, par ou ímpar, pois a fórmula MOD retorna o resto da divisão do número da célula por 2 e verifica se o retorno é 0.

Como aplicar uma regra de formatação condicional para outras linhas? ›

Clique na guia Página Inicial → grupo Estilos → Formatação Condicional → Nova Regra. Será exibida a caixa de diálogo Nova Regra de Formatação. Clique em Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas.

Por que às vezes não funciona a formatação condicional? ›

O que fazer No Verificador de Compatibilidade, clique em Localizar para localizar as células que contêm formatação condicional com a opção Parar se Verdadeiro desmarcada e clique em Corrigir para solucionar o problema de compatibilidade.

Para que serve a ferramenta coluna condicional? ›

Ferramenta Coluna Condicional Power Query

Como o próprio nome da ferramenta já fala, vamos criar uma coluna que possui uma condição, ou seja, o resultado dela vai depender de uma condição de outra coluna.

Como fazer tabela condicional? ›

Selecione o intervalo de células, a tabela ou a planilha inteira aos quais você quer aplicar a formatação condicional. Na guia Página Inicial, clique em Formatação Condicional e em Nova Regra. Escolha um estilo, por exemplo, escala de 3 cores, selecione as condições que você deseja e, em seguida, clique em OK.

Tem como fazer formatação condicional usando fórmula? ›

Na guia Página Inicial, clique em Formatação Condicional > Nova Regra. Na caixa Estilo, clique em Clássico. Na caixa Clássico, clique para selecionar Formatar apenas os primeiros ou os últimos valores e altere essa opção para Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas.

O que é formatação condicional exemplo? ›

A formatação condicional permite que você adicione automaticamente uma cor ou um ícone às células, dependendo do seu valor. Por exemplo, na planilha que mostramos anteriormente, estabelecemos que, se uma célula for superior a 3.799,0004 a célula ficará vermelha.

Como usar a função se com 3 condições? ›

Utilizar SE, E e OU ao mesmo tempo permite o cálculo com três condições, por exemplo. Se você deseja que uma condição seja provada, e pelo menos uma das outras duas, será necessário primeiro usar a função E e, em seguida, a OU, incorporando-as na função SE.

Qual recurso que permite formatar células automaticamente? ›

Formatação Condicional no Excel permite que você crie condições para que suas células sejam formatadas automaticamente.

Como fazer Procv com cores? ›

Na caixa de diálogo Formatar células, vá para Preencher guia, clique para selecionar uma cor de preenchimento e clique em OK > OK para fechar os dois diálogos.

Qual recurso permite que a formatação seja adicionada automaticamente a novas colunas e linhas? ›

Em Opções de AutoCorreção,clique em Opções de AutoCorreção. Clique na guia Formatação Automática ao digitar. Em Automaticamente enquanto você trabalha, selecione ou desempure a caixa de seleção Preencher fórmulas em tabelas para criar colunas calculadas para ativar ou desativar essa opção.

Como colocar lista suspensa? ›

Selecione a célula da planilha em que você quer colocar a lista suspensa. Vá para o Dados guia na Faixa de Opções e clique em Validação de dados . No Configurações tab, no Permitir box, clique em Lista . Se estiver tudo bem para as pessoas deixarem a célula vazia, verifique o Ignorar em branco Caixa.

Como usar a função Procx? ›

O que é a função PROCX? A função PROCX é uma fórmula de busca. Muito mais simples que as outras ferramentas de busca, PROCV e PROCH, ela permite que você procure informações (valores) sobre algum dado da tabela selecionada.

Como formatar uma célula com base a informação de outra? ›

Selecione uma ou mais células num intervalo, tabela ou relatório de tabela dinâmica. No separador Base, no grupo Estilo, clique na seta junto a Formatação Condicional e clique em Realçar Regras de Células. Selecione o comando que pretende, como, por exemplo, Entre, Igual a Texto que Contém ou Uma Data que Ocorre.

Como repetir formatação condicional? ›

Clique em uma célula que tenha a formatação condicional que você deseja copiar. Clique em HOME > Format Painter. O ponteiro se transforma em um pincel. Clique duas vezes em Format Painter se quiser copiar a formatação para várias seleções.

É possível aplicar formatação condicional em tabelas que já tenham sido formatadas no Excel? ›

Por conseguinte, É possível aplicar formatação condicional em tabelas que já tenham sido formatadas no excel? Selecione os dados nos quais você deseja aplicar a formatação condicional. Acesse a guia Página Inicial > Formatação Condicional > Regras de Primeiros/Últimos > Acima da Média.

É possível criar uma calculadora no Excel? ›

No Excel 2007 você pode colocar uma calculadora na barra de acesso rápido (localizada ao lado do botão do Office no canto superior esquerdo). Para adicionar a calculadora, clique no ultimo botão a direita com uma setinha para baixo chamado “Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido” e então em Mais comandos.

O que é uma função condicional? ›

Uma função condicional executa uma ação ou cálculo com base em um teste de dados usando uma instrução IF. Use uma função condicional para fornecer um resultado VERDADEIRO ou FALSO para destacar ou filtrar os dados com base em critérios específicos. As funções condicionais podem ser usadas com qualquer tipo de dados.

Como é definida a função condicional se? ›

A função SE é uma das funções mais populares do Excel e permite que você faça comparações lógicas entre um valor e aquilo que você espera. Portanto, uma instrução SE pode ter dois resultados. O primeiro resultado é se a comparação for Verdadeira, o segundo se a comparação for Falsa.

Como usar a função ou? ›

A função OU retornará VERDADEIRO se qualquer um dos argumentos for avaliado como VERDADEIRO e retornará FALSO se todos os argumentos forem avaliados como FALSO. Um uso comum para a função OU é expandir a utilidade de outras funções que realizam testes lógicos.

Como manter a formatação condicional na tabela dinâmica? ›

Selecione os dados nos quais você deseja aplicar a formatação condicional. Acesse a guia Página Inicial > Formatação Condicional > Regras de Primeiros/Últimos > Acima da Média. Especifique o formato (neste exemplo iremos usar “Preenchimento Verde e Texto Verde Escuro”). Clique em OK.

Como fazer condição no Power Query? ›

Como criar uma função If no Power Query

No Power Query pode obter o mesmo resultado de forma muito simples. Vamos considerar como exemplo a seguinte condição: Se o ano de lançamento for 2021 (21), queremos que apareça “Novo Modelo”, se não for 2021, pretendemos que apareça “Antigo”.

Como criar condição no Power Query? ›

Você pode adicionar uma coluna condicional à consulta usando uma caixa de diálogo para criar a fórmula. Para abrir uma consulta, localize uma carregada anteriormente no Editor de Consulta do Power, selecione uma célula nos dados e selecione Consulta > Editar.

Videos

1. Como criar uma Formatação Condicional em uma Tabela ou Matriz no Power BI
(Datadax)
2. Aprendendo Power BI Formatação condicional Tabela Cor de Tela de Fundo e Cor de Fonte
(Edmilson Alves - ON Analytics)
3. Usando medidas DAX como Formatação Condicional no POWER BI #DataViz
(Pedro Paulo Ferreira)
4. Guia de Formatação Condicional no Power BI
(Gerson | Dash Experience)
5. Como Utilizar Formatação Condicional no Power BI (4 Exemplos)
(Hashtag Treinamentos)
6. Formatações Condicionais em campos de Texto no Power BI
(Dicas de Tecnologia)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Virgilio Hermann JD

Last Updated: 10/11/2022

Views: 5261

Rating: 4 / 5 (61 voted)

Reviews: 92% of readers found this page helpful

Author information

Name: Virgilio Hermann JD

Birthday: 1997-12-21

Address: 6946 Schoen Cove, Sipesshire, MO 55944

Phone: +3763365785260

Job: Accounting Engineer

Hobby: Web surfing, Rafting, Dowsing, Stand-up comedy, Ghost hunting, Swimming, Amateur radio

Introduction: My name is Virgilio Hermann JD, I am a fine, gifted, beautiful, encouraging, kind, talented, zealous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.